6 de março de 2012

GLEICE E AS VÍRGULAS

Assim como a Geysa, a Gleice é uma sobrinha querida que sempre conviveu muito comigo. Hoje, é meu braço direito e todas as semanas vem à minha casa, cuidar de tudo: da limpeza, da roupa e da comida. Com ela vem a coisinha mais linda do mundo, a filhinha Kauanny, atualmente com 10 meses de vida. É uma alegria com seu sorriso constante, uma alegria contagiante e que traz uma paz enorme à minha casa. Há mais de 15 anos -- acho que em 1997, quando ela tinha 13 anos --, quando eu estava no Spa Med Campus, em Sorocaba, perdendo uns quilinhos (que acabei achando em dobro nos anos seguintes), certo dia recebi uma cartinha da Gleice. Carinhosa, falava do que tinha acontecido e do quanto gostava de mim. Uma gracinha! Pois como sempre fui meio crítico com os erros que se cometem com a língua portuguesa, ponderei a ela, por telefone, que não havia pontuação em sua carta. Faltavam pontos e, principalmente, vírgulas. E ela resolveu a questão na carta seguinte: a cada palavra que escrevia, colocava uma vírgula. Ri muito ao ler a carta e, quando voltei a Franca, acho que consegui lhe explicar as regras de pontuação. Aliás, na mesma época fiquei sabendo que a Gleice tinha enfrentado (e batido) em um garotinho da idade dela, na rua. O motivo? É que o garoto, ao ver uma foto minha, que eu mandara pra ela, disse que eu era gordo. Mesmo eu tendo 160 quilos na época, ela não aceitou e partiu pra cima do garoto. Só foi contida pelos demais colegas que viam o tendepá! Esta é a Gleice: doce, expansiva e alegre. Mas se for pisada no calo, vira bicho!

Um comentário:

Geysa disse...

Gue-le-iiiiii-ceeeeeeee!!! <3 Puro amor e carinho!!! Também já xinguei algumas pessoas na rua, por acharem meu precioso tio um monumento. Todavia, não o viam como algo a ser admirado, mas como algo risível e discriminável. Nesses momentos eu me tornava o próprio Jiraya e saía dando a "bênção" em todos, mas era a bênção de capoeira... E a última vez q deixei meu, tímido,
tio envergonhado foi quando passei na unesp e, em minha comemoração, na sua chegada, eu gritei: "EIS O HOMEM MAIS LINDO DO MUNDO!!!!!!" E não vi alguém mais vermelho entrar em algum lugar como ele, meu precioso e amado Tio Sidnei, naquele momento. <3