10 de agosto de 2010

O FORDINHO DO HUGO

Há coisas que a gente nunca esquece. Da minha infância, lembro-me do Hugo (filho do 'sêo' Antônio Daniel e Donana) e do Fordinho bigode que ele comprou e se transformou na alegria da criançada da Usina Junqueira. Assim como não me esqueço da parreira que havia na casa dele, vizinha à minha na Praça Sinhá Junqueira. E das uvas que eu adorava (e passava o ano 'namorando', esperando que amadurecessem). Pois não é que recebo um telefonema do Hugo? Estava no jornal quando anunciaram pelo interfone: 'um amigo seu da Usina está no telefone'. Pois era o Hugo, hoje avó mas que nos idos de 1970 era o garotão que a criançada da Usina Junqueira adorava, por causa de seu Ford Bigode: era uma espécie de camionete. Ele enchia a carroceria com a molecada e saía dando voltas pelas ruas de cascalho, numa festa só. Há um fato de que eu me lembrei (e ele não): Hugo pediu-me que lavasse o Fordinho e lá fui eu, crente de que estava arrasando. Como não enxaguei o calhambeque direito, o sabão que ficou manchou todo o carro, que era pintado de preto (é ainda da época que Henry Ford disse: 'os carros Ford saem da fábrica com todas as cores, desde que seja preto'). Hugo ficou uma fera e só não me deu uns cascudos porque sempre foi gente boa. Sabendo que ele de vez em quando lê estas linhas, não posso deixar de colocar um fato ligado a ele por aqui. Ainda foi bom saber que o sobrinho dele, o Faustinho (com o qual eu brincava quase todos os dias, eu com uns onze, doze anos, e ele com cinco, seis), filho do Fausto e da Wanda (será? minha mente tem me pregado peças ultimamente), hoje casado e pais de gêmeos. Quanto ao Hugo, está pertinho daqui de Franca, em Ipuã (82 quilômetros de distância), já aposentado e, como ele mesmo diz, sem fazer mais nada, o dia inteiro em casa, 'brigando' com o computador e achando o celular dispensável. Um abraço a ele e a todos os familiares... Fiquei muito feliz com o reencontro, mesmo que seja apenas em um telefonema.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é. O apelido do Ford era Cascão e do Faustininho, Bururu. De onde surgiu Bururu, não sei. um grande abraço e ao Hugo também.

Luizinho Lucas