12 de julho de 2010

MORRENDO DE MEDO

Já não se faz mais quaresma como antigamente, diriam muitos. E não é que é uma grande verdade? Nos anos 60-70 do século passado, quem morava na Usina Junqueira tinha um medo inimaginável da quaresma e das histórias que surgiam. A maioria delas envolviam a estrada que ligava a Usina Junqueira a São Geraldo, o chamado 'retão'. Meus irmãos sempre tinham histórias a respeito (o 'Babão', então, inventava cada uma!) e sempre aparecia ali uma 'mula sem cabeça soltando fogo pelas ventas'. Do alto de sua sabedoria, dona Altiva não admitia: "onde já se viu uma mula sem cabeça soltar fogo pelas ventas?". E tratava de aliviar o medo das crianças. Aliás, ela só gostava de assustar quando a gente passava pelas 'pinguelas' (pontes de madeira que existiam para se passar de uma margem a outra de pequenos córregos, como o 'córguinho' que separava as casas da usina da "Gurdurinha"): fazia a gente ir na frente e balançava, 'pra gente perder o medo'. Coisa mais besta! Até hoje tenho pavor de passagens estreitas. E ela não aliviava: eu morria de medo de passar em mata-burros (quem mora ou morou na roça sabe o que é) e nem quando eu era pequeno ela pegava no colo: tinha que passar. Sabe qual o meu pavor: tinha medo de passar pelos vãos dos trilhos que formavam o mata-burros e ninguém me tirar de lá! Eu também tinha medo da estátua do Coronel Quito, no meio do jardim da Usina Junqueira. É que meus irmãos, para me amolar, diziam que o coronel estava enterrado lá e, de noite, ele descia do pedestal e andava pela usina. Mesmo filho de pais médiuns espíritas, meu outro medo era ver gente morta, como o menino do 'Sexto Sentido'. Mas isso não me livrou de ver alguns espíritos, inclusive do meu avô que não cheguei a conhecer em vida. Mas isso já é história para outro post.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, meu amigo. Atravessar aquelas pinguelas balançando não eram também o meu forte. Quanto aos mortos, até hoje não chego nem perto de um caixão. Essa coisa de ficar passando a mão naquele corpo inerte, gelado, nunca passei pela experiência e espero nunca passá-lo. No Retão, eu andava de madrugada, vindo dos bailes do Clube São Geraldo, onde o levanta poeira rolava todo sábado.Quanto aos mata-burros, acho que passei no teste, pois passei por vários e ainda estou vivinho. Continue escrevendo, pois após voltar à Usina Junqueira há uns 10 anos, fiquei decepcionado com tudo o que ví.Resumindo: hoje prefiro comentar e corrigir artigos publicados no UOL e Folha.com. Em temp: como tem analfabeto comentando notícias e ainda publicam os comentários. Pobre Brasil.

Sidnei Ribeiro disse...

Pois é meu amigo: essa internet 'emburreceu' a escrita. Ninguém mais lê um livro, uma revista ou um jornal com o vagar de antigamente. Nem os portais como UOL são lidos da forma que merecem. E aí, dá-lhe analfabeto arvorando-se de comentarista. Obrigado pela visita. E mais uma coisa: também corro longe de defunto. Eu já disse: por causa do medo, acho que vou acabar nem comparecendo ao meu velório!!!

Anônimo disse...

seu blog me fez voltar ao passado.Tantas historias q creio eu ,eram artificios usados para que a obediencia fosse mantida mesmo que atraves do medo.O homem da capa preta,o boi q corria atras das pessoas que na madrugada iam ao matadouro buscar carne fresca,o tarado do canavial,a imagem da menina Izildinha, que falecera em uma das casas perto do antigo escritorio......tantas historias...que saudades das Usinas Junqueira!!!!!













i

Sidnei Ribeiro disse...

Embora vc não tenha se identificado -- e gosto de saber quem são as pessoas que comentam as besteiras que escrevo aqui -, não posso deixar de manter contato com os meus leitores. Aliás, sobre a menina Izildinha, lembro-me da mãe dela que sempre conversava com a minha (que era médium espírita) e nunca me assustei com estas histórias. Meu pânico é de velório, das "pinguelas" e dos mataburros. Obrigado pela visita e volte sempre!